


O empreendimento recebeu a Certificação LEED for Core & Shell GOLD, concedida pelo U.S. Green Building Council. A Certificação LEED (Leadership in energyand Environmental Design) atesta os empreendimentos que possuem boa performance ambiental. Estes edifícios são os chamados Green Buildings ou edifícios verdes. A avaliação analisa e reconhece as soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e no desenvolvimento da obra para reduzir os impactos ambientais da edificação.
Assim sendo, todas as áreas comuns e as fachadas do empreendimento foram avaliadas sob o aspecto de espaço sustentável, uso racional de água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade do ambiente interno.
Localização privilegiada, rápido acesso a serviços básicos, proximidade a pontos de ônibus, que incentiva o uso de transporte coletivo, e à ciclovia. De ônibus, bicicleta ou a pé, é fácil circular pela região.
Vagas de garagem preferenciais para carros a álcool ou GNV, próximas às entradas principais do edifício e ao elevador, que permite o acesso das garagens ao pavimento térreo.
Ecotelhado. Ampla área verde na cobertura, que reduz a temperatura interna do ambiente e contribui para diminuição do efeito térmico chamado ilhas de calor.
Parede verde na fachada frontal do edifício, com a adoção de espécies vegetais nativas ou adaptadas que promovem a biodiversidade.
A preocupação com o meio ambiente vai muito além do projeto. Durante toda a execução da obra, foram adotadas medidas para reduzir o impacto da construção: controle da poluição do ar e do solo, controle e redução de envio de entulho para aterros, seleção e coleta de resíduos recicláveis.


O sistema de energia instalado no Mariano Torres resultou em eficiência e racionalização do consumo de energia da edificação, por meio do sistema de ar-condicionado, sistemas elétricos, hidráulicos e eletrônicos, os quais foram verificados por um agente comissionador e integrados a partir dos projetos. Todos os equipamentos e motores elétricos são de alto rendimento, segundo as normas mais exigentes.
O sistema de supervisão e controle predial permite o acompanhamento permanente das estratégias estabelecidas para a eficiência energética necessária e gerenciamento do seu uso, buscando seu melhor desempenho.
A fachada do empreendimento é revestida parcialmente com vidro, garantindo um excelente aproveitamento da iluminação natural e a redução do consumo de energia. Os circuitos de iluminação dos conjuntos foram dimensionados e planejados com equipamentos de alta eficiência, para otimizar a eficiência energética.
O sistema de ar-condicionado tipo VRF foi desenvolvido para reduzir o consumo de energia elétrica em função da carga térmica dos pavimentos. Utiliza líquido refrigerante com baixo impacto para a camada de ozônio e as evaporadoras são divididas em zonas de climatização com controle individual de temperatura.
O Mariano Torres utilizou alto percentual de material reciclável, materiais regionais e matérias-primas certificadas nos padrões estabelecidos de acordo com o tipo de produto. A madeira aplicada na edificação é devidamente certificada pelo FSC (Forest StewardshipCouncil).
Todo o entulho gerado durante o período de execução da obra, resíduos de madeira, plásticos, alumínio, aço, papel e papelão, dentre outros, foram devidamente separados e encaminhados para reciclagem.
Para que pudéssemos obter melhor resultado, um plano de gestão de resíduos e coleta seletiva, foi utilizado para conscientização e orientação dos profissionais envolvidos no processo produtivo, no que se referia à logística interna do canteiro de obra, transporte e destinação dos resíduos.
Utilização de dispositivos economizadores de água, como bacias sanitárias com caixa acoplada com sistema dual flush, que otimiza o uso da quantidade de água de acordo com a necessidade, oferecendo descarga para 3 ou 6 litros, bem como torneiras com fechamento automático após utilização e com restritores de vazão;
Captação e aproveitamento de águas pluviais para utilização na irrigação do ecotelhado, da ecoparede e para uso na limpeza e higienização das áreas comuns do edifício;
Reuso do esgoto cinza por meio da captação e recircularização da água proveniente do esgoto dos lavatórios e chuveiros do empreendimento, que após tratamento adequado é utilizado para abastecimento dos vasos sanitários e mictórios.
Do projeto à execução, o empreendimento Mariano Torres729 Corporate se adapta às principais necessidades ambientais de um grande edifício. Um plano de gestão ambiental foi criado exclusivamente para apoiar a fase de obras, garantindo segurança aos trabalhadores e reduzindo os impactos ambientais provenientes da construção.
Plano de Gestão Ambiental
- Treinamento e conscientização de trabalhadores e prestadores de serviço.
- Proteção dos componentes do sistema de ar-condicionado durante a instalação.
- Diminuição de geração de poeira e umidade evitando a contaminação dos materiais da obra.
- Campanha permanente antifumo durante a obra, com restrição total de fumo dentro do canteiro de obras do empreendimento.
- Utilização de materiais (tintas e selantes) com baixo teor de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis).
Na busca da sustentabilidade do empreendimento, o projeto do Mariano Torres729 Corporate foi desenvolvido visando à saúde e à segurança dos futuros ocupantes. Um projeto pensado especialmente para quem busca conforto e qualidade de vida no trabalho.